Desvendando os números: uma viagem pela história da Matemática

Professora Ana Camila de Andrade, 4º ano A. Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato.

Os alunos do 4º ano A da Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato embarcaram em uma verdadeira viagem no tempo para entender como os números foram uma tecnologia essencial para os povos antigos. Durante a atividade, eles exploraram os sistemas numéricos dos maias, egípcios e romanos, experimentando na prática a escrita de suas idades e datas de aniversário no quadro, enquanto os colegas tentavam decifrar os números.


A turma também descobriu que, assim como hoje utilizamos calculadoras, os povos antigos possuíam ferramentas para facilitar cálculos, como o ábaco. Com a ajuda das famílias, os alunos construíram ábacos de materiais recicláveis e puderam utilizá-los para efetuar operações matemáticas. A atividade mostrou que, ao longo da história, a matemática sempre esteve ligada à inovação, provando que os números, muito além de símbolos, foram e continuam sendo uma poderosa tecnologia para a humanidade.


O momento mais animado foi quando os alunos foram ao quadro para escrever os números em sistemas antigos e desafiar os colegas a decifrarem suas respostas. Entre risadas e tentativas divertidas, todos se envolveram no desafio, o que tornou a aprendizagem mais leve e prazerosa. Além disso, ao utilizarem o ábaco, os estudantes se surpreenderam ao perceber como ele facilitava a resolução das atividades. A alegria e o entusiasmo demonstrados revelaram o quanto aprender pode ser divertido, principalmente quando a interação e a criatividade fazem parte do processo!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

18 de maio

Histórias em quadrinhos para conscientizar sobre gripe e vacinação

Uma aventura no tempo: Celebrando os 200 anos de Ponta Grossa