Debate sobre as emoções
Professora Ana Camila de Andrade, 4º ano A. Escola Municipal Prof.ª Alda dos Santos Rebonato.
Na última semana, os alunos do 4º ano A da Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato participaram de uma atividade especial baseada no vídeo do projeto Vamos Ler - Geração Digital, do Portal aRede, em parceria com o IMM. O tema abordado foram as quatro emoções base: tristeza, medo, raiva e alegria.
A aula começou com a exibição do vídeo, que explicava a importância de cada uma dessas emoções e como podemos aprender a controlá-las. Os alunos se envolveram com o tema e compartilharam experiências pessoais, reconhecendo momentos em que sentiram essas emoções.
Em seguida, a turma foi dividida em quatro grupos, cada um representando uma emoção. Os alunos tiveram a missão de pensar em situações reais em que essa emoção surge e discutir maneiras de lidar com ela de forma positiva. O grupo da tristeza contou histórias de momentos em que se sentiram assim, como a perda de um animal de estimação ou uma briga com um amigo, e propuseram soluções como conversar com alguém de confiança e praticar atividades que tragam conforto. O grupo do medo relatou situações como ter que falar em público ou dormir sozinho, e discutiram estratégias como respiração profunda e enfrentar os medos aos poucos.
O grupo da raiva trouxe exemplos de momentos de frustração na escola ou em casa, ressaltando a importância de contar até dez antes de reagir e encontrar maneiras saudáveis de expressar os sentimentos, como desenhar ou escrever. Já o grupo da alegria compartilhou momentos felizes, como brincadeiras e passeios, enfatizando a importância de valorizar pequenas conquistas e espalhar alegria ao redor.
Durante os debates, as crianças participaram ativamente, ouvindo atentamente os colegas e propondo soluções criativas. Elas demonstraram compreensão e empatia, percebendo que todas as emoções são importantes e que saber controlá-las pode tornar o dia a dia mais leve. Ao final, cada grupo apresentou suas reflexões para a turma, promovendo um rico aprendizado coletivo. A atividade proporcionou um espaço de expressão e autoconhecimento, tornando a aprendizagem significativa e transformadora para os alunos.
Na última semana, os alunos do 4º ano A da Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato participaram de uma atividade especial baseada no vídeo do projeto Vamos Ler - Geração Digital, do Portal aRede, em parceria com o IMM. O tema abordado foram as quatro emoções base: tristeza, medo, raiva e alegria.
A aula começou com a exibição do vídeo, que explicava a importância de cada uma dessas emoções e como podemos aprender a controlá-las. Os alunos se envolveram com o tema e compartilharam experiências pessoais, reconhecendo momentos em que sentiram essas emoções.
Em seguida, a turma foi dividida em quatro grupos, cada um representando uma emoção. Os alunos tiveram a missão de pensar em situações reais em que essa emoção surge e discutir maneiras de lidar com ela de forma positiva. O grupo da tristeza contou histórias de momentos em que se sentiram assim, como a perda de um animal de estimação ou uma briga com um amigo, e propuseram soluções como conversar com alguém de confiança e praticar atividades que tragam conforto. O grupo do medo relatou situações como ter que falar em público ou dormir sozinho, e discutiram estratégias como respiração profunda e enfrentar os medos aos poucos.
O grupo da raiva trouxe exemplos de momentos de frustração na escola ou em casa, ressaltando a importância de contar até dez antes de reagir e encontrar maneiras saudáveis de expressar os sentimentos, como desenhar ou escrever. Já o grupo da alegria compartilhou momentos felizes, como brincadeiras e passeios, enfatizando a importância de valorizar pequenas conquistas e espalhar alegria ao redor.
Durante os debates, as crianças participaram ativamente, ouvindo atentamente os colegas e propondo soluções criativas. Elas demonstraram compreensão e empatia, percebendo que todas as emoções são importantes e que saber controlá-las pode tornar o dia a dia mais leve. Ao final, cada grupo apresentou suas reflexões para a turma, promovendo um rico aprendizado coletivo. A atividade proporcionou um espaço de expressão e autoconhecimento, tornando a aprendizagem significativa e transformadora para os alunos.
Comentários
Postar um comentário