Projeto “Segurança, Higiene e Prevenção de Acidentes no Cotidiano Escolar”

Professora Maria Rosa da Silva Lazarotto, 5° ano A. Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato.

Os alunos do 5º A da Escola Alda dos Santos Rebonato, sob orientação da professora Maria Rosa da Silva Lazarotto, desenvolveram o projeto “Segurança, Higiene e Prevenção de Acidentes no Cotidiano Escolar”, integrando as áreas de Ciências da Natureza e Educação para a Saúde. A iniciativa teve como ponto de partida a videoaula “Segurança e Saúde Escolar”, produzida pelo programa Vamos Ler – Geração Digital, em parceria com a MedVitae, que abordou de forma didática temas relacionados à prevenção de acidentes, higiene pessoal e cuidados com o ambiente escolar.

A partir desse conteúdo audiovisual, os estudantes foram estimulados a refletir sobre situações de risco presentes no dia a dia e a propor atitudes de cuidado e prevenção. Ao longo do projeto, participaram de rodas de conversa, assistiram a vídeos educativos e produziram cartazes coletivos representando boas práticas de segurança em casa e na escola.

A programação também incluiu a palestra “Aventuras com Água e Sabão”, orientada e supervisionada pela professora enfermeira Mª Caroline L. Müller Gomes e realizada pelas alunas Danielle Hinsching, Josicleia da Silva, Maria Angela Leviski Dalzotto, Maria Helena Aparecida Ribeiro da Silva e Tainara Almeida Gonçalves, do curso Técnico em Enfermagem do 3º período, do Instituto de Educação Prof. César Prieto Martinez. A ação teve como principal objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da lavagem correta das mãos.

Para tornar o aprendizado mais leve e envolvente, as estagiárias apresentaram um teatro educativo, uma música temática sobre higiene e demonstraram os 10 passos da lavagem correta das mãos, reforçando a importância desse cuidado no cotidiano. Os recursos lúdicos utilizados contribuíram para estimular hábitos de higiene e prevenção de doenças, evidenciando que ações simples, como lavar as mãos com água e sabão, são fundamentais para a promoção da saúde e do bem-estar.

A atividade também destacou o papel do técnico de enfermagem como educador em saúde, capaz de transmitir informações de forma acessível, criativa e acolhedora, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente sobre autocuidado e prevenção.

O projeto, de caráter coletivo e formativo, despertou nos alunos a consciência sobre o cuidado consigo, com o outro e com o ambiente, alinhando-se às competências da BNCC e ao compromisso da escola em formar cidadãos mais responsáveis e saudáveis.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Histórias em quadrinhos para conscientizar sobre gripe e vacinação

Uma aventura no tempo: Celebrando os 200 anos de Ponta Grossa

Matemática divertida com a plataforma Matific