Celebração do Aniversário de Ponta Grossa

Professora Maria Rosa da Silva Lazarotto, 4° ano A. Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato.

Os alunos do quarto ano A, da Escola Alda dos Santos Rebonato, orientados pela professora Maria Rosa da Silva Lazarotto, resolveram compartilhar a experiência enriquecedora que tivemos em sala de aula, celebrando o aniversário de 201 de Ponta Grossa com uma abordagem interdisciplinar que englobou História, Geografia, Língua Portuguesa e Arte. O objetivo foi proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente e envolvente sobre a formação e a importância de nossa cidade, conectando-os tanto com sua rica herança cultural quanto com os eventos contemporâneos. Iniciamos o projeto com uma introdução à história de Ponta Grossa, enfatizando sua evolução desde os tempos dos tropeiros até os dias atuais. Explorar a trajetória dos tropeiros, que foram essenciais na formação econômica e cultural da região, ajudou os alunos a entenderem a importância das rotas comerciais e a expansão territorial. Esta abordagem histórica foi entrelaçada com aspectos geográficos, destacando a localização estratégica da cidade e seu impacto no desenvolvimento local. Aprofundamos ainda mais o estudo com a análise de imagens e vídeos que apresentaram pontos turísticos naturais e culturais de Ponta Grossa. Este material visual não apenas capturou a atenção dos alunos, mas também permitiu uma imersão nas belezas e significados de locais como o Parque Estadual de Vila Velha, Buraco do Padre entre outros. Os alunos tiveram também a oportunidade de participar do ‘11º Congresso de Educação de Ponta Grossa’, um evento que enriqueceu ainda mais sua compreensão sobre o contexto educacional e social da cidade. A participação no congresso permitiu que os alunos se engajassem com temas relevantes e atuais, ampliando suas perspectivas sobre a educação e o papel de Ponta Grossa na formação do conhecimento e das práticas pedagógicas. A fase final do projeto incluiu atividades criativas e reflexivas. Os alunos foram desafiados a produzir textos que refletissem suas aprendizagens e sentimentos sobre o tema do aniversário da cidade. Este exercício de escrita não apenas consolidou o conhecimento adquirido, mas também incentivou a expressão pessoal e a reflexão crítica. Além disso, os alunos construíram um painel coletivo com seus próprios desenhos, representando a cidade e seus pontos de destaque. A atividade artística serviu como uma forma de celebrar o legado cultural e natural de Ponta Grossa, permitindo que os alunos visualizassem e compartilhassem sua visão da cidade.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O combate à dengue: conhecendo, prevenindo e combatendo a doença

Uma aventura no tempo: Celebrando os 200 anos de Ponta Grossa