Uma gota de conscientização pode mudar tudo

Professora Maria Rosa da Silva Lazarotto, 5° ano A. Escola Municipal Prof.Alda dos Santos Rebonato


Refletindo sobre a comemoração do dia mundial da água, percebemos que um dia somente é muito pouco para tratarmos de um assunto tão importante. Então organizamos em forma de projeto várias atividades que foram desenvolvidas pelos alunos da turma do quinto ano A. Os objetos do conhecimento foram trabalhados de maneira interdisciplinar, visando um trabalho conectado e assim proporcionando novas descobertas em diversas áreas do conhecimento. Os alunos desenvolveram alguns textos como email, roteiro de entrevistas, convite e relatos. A leitura esteve muito presente para que acontecesse a reflexão. Tivemos também algumas atividades diferenciadas para ampliar a discussão, como: Palestra e conversa com o ex aluno da escola Alda, Matheus Felipe, que hoje é técnico em química e estudante de engenharia civil e trouxe diversas informações pertinentes e realizou também algumas experiências com os alunos. Tivemos ainda para finalizar a nossa semana a visita da Polícia Ambiental, onde compareceram a Cb Etiene e o Cb Bogute pertencentes ao 2° Pel. da 4°Cia de Policia Ambiental Força Verde, e atuam no projeto Guardiões da Natureza. Eles realizaram uma interessante conversa com nossos alunos do 5° A e 5° B. Atividade esta que se mostrou bastante produtiva, pois os alunos puderam realizar muitas perguntas sobre preservação de nascentes, desmatamento e ações que vem sendo realizadas para tentar coibir a degradação do meio ambiente como um todo.

Após diversos momentos de conversas e reflexões, os alunos conseguiram perceber que, infelizmente apesar de sua importância a água está tornando-se um recurso cada vez mais escasso. E por este motivo é urgente a conscientização de todos. Para que possamos mudar esta situação. Então todos nós precisamos assumir a responsabilidade de preservar a água e utilizá-la de forma sustentável.

Em uma última reflexão, ficou evidente para os alunos que precisamos proteger e preservar este recurso precioso para as gerações presentes e futuras. E com toda a certeza os nossos alunos estarão preparados para essa missão.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O combate à dengue: conhecendo, prevenindo e combatendo a doença

Uma aventura no tempo: Celebrando os 200 anos de Ponta Grossa