Alunos do 4º ano B soltam a imaginação ao trabalharem com Tangran nas aulas de matemática

Autora: professora Nathaly Cris Diogo da Silva, 4ºB

O Tangran é um jogo Chinês formado por figuras geométricas planas e é praticado há séculos e conhecido mundialmente. Muito utilizado no Ensino da Geometria. Com esse jogo pode-se montar inúmeras figuras diferentes fazendo com que floresça a imaginação e criatividade dos alunos. Tal jogo desenvolve muitas habilidades e capacidades nos alunos, desde de o raciocínio–lógico matemático, estimulação de um dos lados do cérebro responsável pela resolução de problemas até as inteligências espaciais, entre outros benefícios.
Desta maneira a professora trouxe como proposta para a sala de aula, o histórico e a lenda do tangram e os benefícios do mesmo. Também levou desafios para os alunos que consistiam na montassem de figuras de animais e objetos, como, por exemplo, gato, casa, barco, coelho utilizando as peças geométricas do tangran.

A participação dos alunos foi significativa, demonstrada através dos seus comportamentos e o grau de interesse enganjando-se nas atividades e realizando-as com empatia e socializando-se uns com os outros suas produções.























Comentários

  1. Parabéns à professora!!!! Os alunos jamais esquecerao essas práticas!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O combate à dengue: conhecendo, prevenindo e combatendo a doença

Uma aventura no tempo: Celebrando os 200 anos de Ponta Grossa