Isa e os Exploradores do Agro
Professora Alciony Maricelia Mendes, 4° ano B. Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato.
O trabalho realizado com a turma do 4º B dentro do projeto Vamos Ler, em parceria com a Frísia, trouxe grande enriquecimento pedagógico, cultural e social para os alunos. O tema escolhido — Isa e os Exploradores do Agro — mostrou-se extremamente relevante por abordar o desenvolvimento sustentável, a história da imigração holandesa nos Campos Gerais e o papel fundamental da cooperativa Frísia na construção da identidade regional.
Iniciamos nossas atividades assistindo ao vídeo introdutório, no qual Isa narra a aventura em quadrinhos ambientada na Vila Velha. Os alunos demonstraram grande entusiasmo ao reconhecer o local e ao descobrir como a Frísia produz seus diversos produtos. A história da imigração dos holandeses em Carambeí chamou muito a atenção da turma, especialmente por fazer parte da realidade de muitas famílias. Esse vínculo se tornou ainda mais significativo quando a aluna Lavínia compartilhou que seu pai trabalha na Frísia, enriquecendo o diálogo e aproximando ainda mais os estudantes do tema.
Após os vídeos e rodas de conversa, realizamos uma explosão de ideias sobre os 100 anos da Frísia, que resultou na produção de vários cartazes criativos e expressivos. Os estudantes elaboraram:
Cartazes comemorativos, destacando o centenário da cooperativa;
Um cartaz com um bolo de aniversário, simbolizando a celebração dos 100 anos;
Um cartaz com a personagem Isa, representando a história em quadrinhos e reforçando o vínculo entre o projeto e a aprendizagem.
Essas atividades permitiram que os alunos expressassem seus conhecimentos por meio da arte, estimulando a criatividade, a comunicação e a valorização da cultura local.
Também assistimos a outros vídeos que mostraram a evolução da cooperativa desde os tempos da antiga Batavo até a atual Frísia, destacando a produção de derivados de leite e o avanço tecnológico na agropecuária. Os alunos perceberam como o trabalho conjunto, a cooperação e os valores trazidos pelos imigrantes holandeses foram essenciais para o desenvolvimento da região.
Ao final do projeto, ficou claro que a turma compreendeu não apenas aspectos históricos e econômicos, mas também valores essenciais para a vida: união, honestidade, persistência, sustentabilidade e cooperação. Os alunos se mostraram motivados e engajados, reconhecendo que grandes conquistas podem ser alcançadas com esforço coletivo — assim como ocorreu com os pioneiros da Frísia.
O trabalho realizado com a turma do 4º B dentro do projeto Vamos Ler, em parceria com a Frísia, trouxe grande enriquecimento pedagógico, cultural e social para os alunos. O tema escolhido — Isa e os Exploradores do Agro — mostrou-se extremamente relevante por abordar o desenvolvimento sustentável, a história da imigração holandesa nos Campos Gerais e o papel fundamental da cooperativa Frísia na construção da identidade regional.
Iniciamos nossas atividades assistindo ao vídeo introdutório, no qual Isa narra a aventura em quadrinhos ambientada na Vila Velha. Os alunos demonstraram grande entusiasmo ao reconhecer o local e ao descobrir como a Frísia produz seus diversos produtos. A história da imigração dos holandeses em Carambeí chamou muito a atenção da turma, especialmente por fazer parte da realidade de muitas famílias. Esse vínculo se tornou ainda mais significativo quando a aluna Lavínia compartilhou que seu pai trabalha na Frísia, enriquecendo o diálogo e aproximando ainda mais os estudantes do tema.
Após os vídeos e rodas de conversa, realizamos uma explosão de ideias sobre os 100 anos da Frísia, que resultou na produção de vários cartazes criativos e expressivos. Os estudantes elaboraram:
Cartazes comemorativos, destacando o centenário da cooperativa;
Um cartaz com um bolo de aniversário, simbolizando a celebração dos 100 anos;
Um cartaz com a personagem Isa, representando a história em quadrinhos e reforçando o vínculo entre o projeto e a aprendizagem.
Essas atividades permitiram que os alunos expressassem seus conhecimentos por meio da arte, estimulando a criatividade, a comunicação e a valorização da cultura local.
Também assistimos a outros vídeos que mostraram a evolução da cooperativa desde os tempos da antiga Batavo até a atual Frísia, destacando a produção de derivados de leite e o avanço tecnológico na agropecuária. Os alunos perceberam como o trabalho conjunto, a cooperação e os valores trazidos pelos imigrantes holandeses foram essenciais para o desenvolvimento da região.
Ao final do projeto, ficou claro que a turma compreendeu não apenas aspectos históricos e econômicos, mas também valores essenciais para a vida: união, honestidade, persistência, sustentabilidade e cooperação. Os alunos se mostraram motivados e engajados, reconhecendo que grandes conquistas podem ser alcançadas com esforço coletivo — assim como ocorreu com os pioneiros da Frísia.


.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)




.jpeg)




Comentários
Postar um comentário