A Jornada Cooperativa: Explorando o Agro com Isa e a Frísia

Professora Maria Rosa da Silva Lazarotto, 5° ano A. Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato.


Os alunos do 5º ano A da Escola Alda dos Santos Rebonato, sob a orientação da professora Maria Rosa da Silva Lazarotto, realizaram um delicioso trabalho a partir da videoaula especial do projeto Vamos Ler, em parceria com a Frísia. Em nossa sala de aula, a paixão por histórias em quadrinhos sempre esteve presente, impulsionando o aprendizado, e a empolgação da turma ao desvendar novas narrativas é sempre contagiante. Por isso, embarcamos em uma jornada inesquecível utilizando o material do Vamos Ler – Geração Digital e os conteúdos da Frísia, que abordam o universo do cooperativismo.

Nossa expedição começou com a leitura cativante da história em quadrinhos "Isa e os Exploradores do Agro", com a história "Você Conhece a Frísia?" Que nos serviu como um mapa do tesouro histórico e econômico. Ali, os alunos puderam conhecer a fundo o funcionamento das cooperativas, especialmente a história centenária e inspiradora da Frísia, desde sua fundação até os dias atuais.

Esta imersão permitiu que desvendassem termos, como intercooperativas. Foi um verdadeiro mergulho lúdico e acessível na história das cooperativas e em fatos históricos da nossa região. A resposta da turma foi imediata: as crianças ficaram tão animadas e envolvidas que o aprendizado fluiu com uma naturalidade, transformando cada aula em uma aventura.

A aventura se desdobrou em diversas disciplinas. Em Matemática, exploramos o conceito de medidas de capacidade de maneira prática, e a recompensa final foi um momento delicioso de degustação do achocolatado utilizado.

A criatividade explodiu nas atividades de Arte e Língua Portuguesa: a turma realizou produções textuais cheias de significado, criaram suas próprias histórias em quadrinhos inspiradas nas histórias da Isa, elaboraram cartazes, colocando em pratica toda sua criatividade e habilidades artísticas, em um dos cartazes construíram uma linha do tempo sobre a evolução da cooperativa.

O elo entre a sala de aula e a vida real foi fortalecido por pesquisas investigativas feitas em casa sobre produtos do agronegócio e itens comercializados pela cooperativa. Foi nesse momento que eles tiveram a grande revelação percepção de como a Frísia está muito presente, diariamente, em seus lares.

Inspirados pela proatividade e pelo espírito comunitário da turma da Isa no quadrinho, a nossa classe decidiu que era hora de celebrar também. Para marcar os 100 anos da Frísia com chave de ouro, realizamos uma atividade de culinária. Com as mãos na massa e utilizando os produtos da cooperativa, preparamos um delicioso bolo de aniversário. Esta foi a forma perfeita de transformar a teoria cooperativista em uma celebração real e doce.




























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Histórias em quadrinhos para conscientizar sobre gripe e vacinação

Uma aventura no tempo: Celebrando os 200 anos de Ponta Grossa

Matemática divertida com a plataforma Matific