Rotina anti-procrastinação
Professora Ana Camila de Andrade, 4º ano A. Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato.
O 4ºA da Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato desenvolveu uma atividade muito proveitosa sobre o tema procrastinação. A proposta buscou despertar nos alunos a compreensão sobre o que significa adiar tarefas importantes e como isso pode prejudicar o dia a dia.
Para iniciar o trabalho, a professora lançou uma pergunta: “O que vocês acham que significa procrastinação?”. As respostas mostraram curiosidade e até algumas tentativas de adivinhação. Em seguida, os estudantes foram convidados a buscar o significado no dicionário, exercitando a autonomia na pesquisa e descobrindo que procrastinar é o ato de deixar para depois aquilo que pode ser feito agora.
Depois, a turma assistiu a um vídeo do projeto Vamos Ler – Geração Digital, em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), que trouxe informações muito valiosas e práticas sobre como evitar a procrastinação e a importância de organizar o tempo. As crianças assistiram com atenção e, logo após, compartilharam suas impressões, conforme podemos observar nos vídeos. Muitos destacaram que às vezes deixam de fazer as lições de casa para brincar, assistir televisão ou usar o celular, e que o vídeo os fez refletir sobre como pequenas atitudes podem ajudar a evitar esses atrasos. Outros comentaram que perceberam a importância de manter uma rotina para que o dia renda mais e sobre como isso pode facilitar tanto na escola quanto em casa.
Na sequência, os alunos foram convidados a colocar em prática o que aprenderam. Cada um elaborou sua própria “rotina anti-procrastinação”, criando um cronograma semanal para organizar melhor os estudos, as tarefas domésticas e também os momentos de lazer. Houve quem dividisse horários para leitura, brincadeiras, atividades escolares e até tempo para ajudar em casa. A experiência mostrou como os alunos foram capazes de refletir sobre seus hábitos e propor mudanças reais em suas rotinas. A atividade não apenas estimulou a organização e a responsabilidade, mas também trouxe à tona a importância do equilíbrio entre deveres e momentos de diversão. Assim, a turma aprendeu que, com disciplina e planejamento, é possível aproveitar melhor o tempo e alcançar melhores resultados em todas as áreas da vida.
O 4ºA da Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato desenvolveu uma atividade muito proveitosa sobre o tema procrastinação. A proposta buscou despertar nos alunos a compreensão sobre o que significa adiar tarefas importantes e como isso pode prejudicar o dia a dia.
Para iniciar o trabalho, a professora lançou uma pergunta: “O que vocês acham que significa procrastinação?”. As respostas mostraram curiosidade e até algumas tentativas de adivinhação. Em seguida, os estudantes foram convidados a buscar o significado no dicionário, exercitando a autonomia na pesquisa e descobrindo que procrastinar é o ato de deixar para depois aquilo que pode ser feito agora.
Depois, a turma assistiu a um vídeo do projeto Vamos Ler – Geração Digital, em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), que trouxe informações muito valiosas e práticas sobre como evitar a procrastinação e a importância de organizar o tempo. As crianças assistiram com atenção e, logo após, compartilharam suas impressões, conforme podemos observar nos vídeos. Muitos destacaram que às vezes deixam de fazer as lições de casa para brincar, assistir televisão ou usar o celular, e que o vídeo os fez refletir sobre como pequenas atitudes podem ajudar a evitar esses atrasos. Outros comentaram que perceberam a importância de manter uma rotina para que o dia renda mais e sobre como isso pode facilitar tanto na escola quanto em casa.
Na sequência, os alunos foram convidados a colocar em prática o que aprenderam. Cada um elaborou sua própria “rotina anti-procrastinação”, criando um cronograma semanal para organizar melhor os estudos, as tarefas domésticas e também os momentos de lazer. Houve quem dividisse horários para leitura, brincadeiras, atividades escolares e até tempo para ajudar em casa. A experiência mostrou como os alunos foram capazes de refletir sobre seus hábitos e propor mudanças reais em suas rotinas. A atividade não apenas estimulou a organização e a responsabilidade, mas também trouxe à tona a importância do equilíbrio entre deveres e momentos de diversão. Assim, a turma aprendeu que, com disciplina e planejamento, é possível aproveitar melhor o tempo e alcançar melhores resultados em todas as áreas da vida.
Comentários
Postar um comentário