Aula para meninas

Professora Rosana Lima Sinhuri de Oliveira, 5° ano B. Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato.

As alunas do 5º ano B da Escola Municipal Alda dos Santos Rebonato, orientados pela professora Rosana Lima Sinhuri de Oliveira, realizaram atividades sobre a temática, "Seu Corpo, Suas Fases: Descobrindo a Puberdade com Respeito e Informação".

Por meio de vídeos interativos, slides informativos e roda de conversa as meninas da turma puderam esclarecer suas principais dúvidas e adquirir informações importantes sobre as temáticas: puberdade e primeira menstruação.

Aprender sobre a puberdade e a menstruação na escola é fundamental para o desenvolvimento saudável e a autoconfiança das meninas. O ensino formal sobre esses temas vai muito além da simples biologia, pois desmistifica tabus, promove a saúde e prepara as jovens para as mudanças que o corpo irá enfrentar.

A atividade foi realizada em forma de apresentação, uma palestra, ministrada pelas Professoras regentes dos 5º anos, Rosana e Maria Rosa. Foi iniciada com a transmissão de uma animação, intitulada “O dia em que eu entrei na puberdade”, o vídeo deu início ao assunto de maneira bem-humorada, deixando o ambiente mais descontraído. Em seguida, as professoras passaram alguns slides explicativos, abordando as temáticas envolvendo transformações na puberdade e primeira menstruação. A apresentação aconteceu de maneira dinâmica e participativa. Durante a palestra as meninas foram convidadas a escreverem suas dúvidas de maneira anônima e colocarem dentro de uma caixinha de perguntas, ao final, as professoras retiraram as perguntas da caixa e foram respondendo, assim, esclarecendo todas as dúvidas.

A professora Rosana relata que, o conhecimento é uma ferramenta poderosa para o autocuidado. Ensinar sobre a puberdade e a menstruação na escola capacita as meninas a entenderem o que é normal e o que não é em seus ciclos. Elas aprendem sobre: higiene, sintomas e saúde mental. Com essas informações, elas são capazes de identificar precocemente sinais de alerta e se sentirem mais seguras para conversar com seus responsáveis ou procurar um médico.

Dessa maneira, quando uma menina compreende as mudanças que ocorrem em seu corpo, ela se sente mais segura e no controle. O ensino sobre esses temas na escola a prepara para a jornada da puberdade de forma informada, diminuindo a ansiedade e a incerteza. Esse conhecimento é uma forma de empoderamento, pois a ajuda a assumir a autonomia sobre o próprio corpo e a fazer escolhas conscientes sobre sua saúde. A partir do momento em que o assunto é tratado com normalidade, elas são encorajadas a se valorizar e a defender seu bem-estar físico e emocional.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Histórias em quadrinhos para conscientizar sobre gripe e vacinação

Uma aventura no tempo: Celebrando os 200 anos de Ponta Grossa

18 de maio