Conscientizar é o primeiro passo para incluir

Professora Sandra Batista Rosa Cavalcanti, 4º ano A. Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato.


Em alusão ao dia 02 de abril, Dia Mundial do Autismo os alunos do quarto ano A da Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato, orientados pela professora Sandra Batista Cavalcanti, desenvolveram várias atividades voltadas para o tema “ Conscientizar é o primeiro passo para incluir’’. Neste sentido, a professora desenvolveu com seus alunos algumas atividades objetivando ampliar os conhecimentos sobre este tema, pois entender melhor esse transtorno é um grande passo para o fim do preconceito, pois é muito importante que desde pequenos os alunos entendam que o autista apresenta apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.

Iniciamos a aula com a exibição de um vídeo, que explicou as características do TEA, bem como do TOD e TDAH. Os estudantes demonstraram bastante interesse pelo tema, visto que convivem com dois colegas em sala aula com TEA. Também, os alunos assistiram o vídeo em que a mãe, de um dos alunos da turma com TEA, faz um breve relato sobre como é a sua vida com seu filho autista, falando sobre o diagnóstico, as barreiras que encontrou na busca para ajudá-lo a desenvolver suas capacidades superando as suas limitações.

Após os vídeos e o relato da mãe, foi organizada uma roda de conversa na qual a professora conduziu, através de questionamentos, um debate sobre a diversidade e principalmente sobre o TEA, momento este, bastante produtivo, pois observou o respeito, cuidado, carinho e empatia que os alunos sentem pelos dois colegas da turma. A professora Juliane da sala do AEE ( Atendimento Educacional Especializado) da escola Alda, foi convidada a explicar como é o trabalho que desenvolve com os alunos autistas, seus avanços e os alunos puderam fazer perguntas sobre o assunto a ela.

Em seguida, participaram de uma dinâmica onde cada aluno tirou de dentro da caixa temática uma frase de conscientização e compartilhou lendo-a para a turma. Na sequência, divididos em cinco grupos de quatro os alunos, eles confeccionaram cartazes simbólicos utilizando as mãos com as cores do autismo e a escrita de frases motivacionais de conscientização.

Durante o debate, dinâmica e confecção dos cartazes, a professora constatou o engajamento dos alunos que demonstraram sensibilidade ao tema e atitudes conscientes em relação as diferenças que podem colaborar para que o outro, com as suas necessidades específicas, também seja respeitado com empatia, carinho e compreensão.

Eles também aprenderam que devem buscar maneiras de interagir com os colegas autistas, afim de promover essa inclusão para além do âmbito escolar, por meio de atitudes que vão desde o respeito às diferenças até o forma de acolhimento do portador de TEA.

Por fim, a professora destaca, ser de grande importância que a escola promova atividades de informação e reflexão sobre o autismo, envolvendo todos os alunos, pois assim, desde muito cedo as crianças aprendem sobre o TEA contribuindo assim, para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora, promovendo a compreensão, o respeito e a valorização da diversidade humana.























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