Conscientização sobre o autismo

Professora Rosana Lima Sinhuri de Oliveira, 5º ano B. Escola Municipal Alda dos Santos Rebonato.

Os alunos do 5º ano B da Escola Municipal Alda dos Santos Rebonato, sob a orientação da professora Rosana Lima Sinhuri de Oliveira, realizaram várias atividades com objetivo de trabalhar a conscientização sobre o autismo, promover a inclusão, o respeito e fomentar a empatia das pessoas em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Iniciamos com a exposição de uma videoaula do Projeto Vamos Ler - Geração Digital, intitulado: TDAH, TEA e TOD: entenda as características e diferenças, este que possibilitou a compreensão das características de cada um e o aprendizado de conceitos relacionados. As atividades realizadas englobaram ações educativas, parcerias e discussões sobre o tema.

O dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo — data estabelecida pela ONU em 2007 para aumentar a compreensão sobre o TEA, reduzir o preconceito e promover a inclusão social — buscamos sensibilizar os alunos sobre o autismo e suas características. No Brasil, a data é comemorada desde 2018, por meio da Lei 13.652. O dia foi utilizado para fomentar debates, realizar atividades de conscientização e promover atitudes inclusivas entre os alunos e na comunidade escolar. Dentre as ações realizadas neste dia, destacou-se uma palestra sobre autismo, organizada pelo Rotaract Club de Ponta Grossa Sabará e ministrada pela terapeuta ABA e enfermeira Carol Müller, palestra esta que faz parte do “Projeto PG Mais Azul”.

Depois da palestra, foi promovido uma roda de conversa com os alunos, com o intuito de explorar os conhecimentos adquiridos, nesse momento, as crianças tiveram a oportunidade de debater e se expressar sobre o tema. Os alunos também criaram cartazes, que promoveram a conscientização sobre o autismo. Essas produções foram compartilhadas com a comunidade escolar e com os pais, ajudando a espalhar a mensagem de inclusão e respeito.

Daremos continuidade as atividades no decorrer do mês de abril, pois o projeto visa sensibilizar a comunidade escolar para a redução do preconceito e para a promoção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com as diferenças. Por meio de ações educativas e colaborativas, buscamos contribuir para uma conscientização profunda sobre o autismo, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora e significativa sobre o tema.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Histórias em quadrinhos para conscientizar sobre gripe e vacinação

18 de maio

Uma aventura no tempo: Celebrando os 200 anos de Ponta Grossa