Se ela dança, eu danço

Professora Ana Camila de Andrade, 5º ano B. Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato.

Em alusão ao Dia Mundial da Dança, que será comemorado no dia 29 de abril, os alunos experimentaram e apreciaram formas distintas de manifestações da dança, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. Inicialmente, foram elaboradas discussões sobre a história da dança, onde as crianças perceberam que essa é uma das expressões mais antigas da humanidade.

Através de pinturas rupestres, foi observado que o homem das cavernas já dançava. Não como dançamos hoje, mas já realizava movimentos para se aquecer e imitar animais. Com a evolução do homem, a arte também evoluiu. A dança passou a ter características e em cada parte da história teve uma função diferente, como educação, religião, datas comemorativas e rituais de colheita.

A partir da Idade Moderna, surgiram vários estilos de dança como danças de salão, de rua, ballet contemporâneo e ballet clássico. As crianças puderam observar alguns itens utilizados no ballet clássico, como sapatilha (ponta e meia ponta), e vestimentas (collant e saia), que foram trazidos pela professora. Os alunos também puderam reproduzir movimentos básicos desta modalidade, estabelecendo relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.

Os estudantes entenderam que para dançar precisamos ter a intenção de dançar e organizarmos os movimentos com o ritmo da música, formando uma coreografia, que são movimentos pensados. Além disso, conseguiram compreender como é bom movimentar-se por meio da dança e que para isso não é necessário ser um dançarino profissional, pois o movimento faz parte do ser humano.












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