Dia dos Povos Indígenas e a luta por reconhecimento
Professora Ana Camila de Andrade, 5º ano B. Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato.
Em alusão ao 19 de abril, que marca o Dia dos Povos Indígenas, os alunos fizeram diversas atividades para que pudessem compreender um pouco da cultura e a luta dos Povos Indígenas por reconhecimento. Primeiramente, as crianças assistiram uma entrevista do indígena Cristian Wariu Tseremey’wa, que usa a internet para desmistificar ideias preconceituosas e estereotipadas sobre os Povos Indígenas.
Durante o vídeo, os alunos puderam identificar elementos da Arte Indígena, como o grafismo, que assume um importante papel dentro da cultura.
O principal elemento do grafismo é a linha e suas variações, podendo ser utilizada de diversas maneiras. As crianças compreenderam que cada grafismo indígena possui um significado e cada povo indígena desenvolve seus padrões em uma imensa diversidade cultural. Assim, cada aluno pôde reproduzir uma espécie de grafismo, valorizando a Arte e entendendo a importância dos grafismos na cultura indígena.
Além de trabalhar com a Arte Indígena, os estudantes também fizeram uma pesquisa na qual eles deveriam trazer informações que envolviam os Povos Indígenas e a luta por seus direitos, no Brasil, na atualidade. Foram trazidas muitas informações importantes, como o porquê de não utilizarmos o termo “índio” para designar os Povos Indígenas, questões sobre a preservação de sua cultura e o direito de viver nas terras tradicionalmente ocupadas pelos seus ancestrais. Assim, de forma interdisciplinar, foi possível explorar a diversidade cultural, geográfica e histórica, promovendo o respeito à cultura e aos direitos dos Povos Indígenas.
Em alusão ao 19 de abril, que marca o Dia dos Povos Indígenas, os alunos fizeram diversas atividades para que pudessem compreender um pouco da cultura e a luta dos Povos Indígenas por reconhecimento. Primeiramente, as crianças assistiram uma entrevista do indígena Cristian Wariu Tseremey’wa, que usa a internet para desmistificar ideias preconceituosas e estereotipadas sobre os Povos Indígenas.
Durante o vídeo, os alunos puderam identificar elementos da Arte Indígena, como o grafismo, que assume um importante papel dentro da cultura.
O principal elemento do grafismo é a linha e suas variações, podendo ser utilizada de diversas maneiras. As crianças compreenderam que cada grafismo indígena possui um significado e cada povo indígena desenvolve seus padrões em uma imensa diversidade cultural. Assim, cada aluno pôde reproduzir uma espécie de grafismo, valorizando a Arte e entendendo a importância dos grafismos na cultura indígena.
Além de trabalhar com a Arte Indígena, os estudantes também fizeram uma pesquisa na qual eles deveriam trazer informações que envolviam os Povos Indígenas e a luta por seus direitos, no Brasil, na atualidade. Foram trazidas muitas informações importantes, como o porquê de não utilizarmos o termo “índio” para designar os Povos Indígenas, questões sobre a preservação de sua cultura e o direito de viver nas terras tradicionalmente ocupadas pelos seus ancestrais. Assim, de forma interdisciplinar, foi possível explorar a diversidade cultural, geográfica e histórica, promovendo o respeito à cultura e aos direitos dos Povos Indígenas.
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