Compreendendo o Autismo: Uma conversa sobre inclusão e empatia
Professora Maria Rosa Lazarotto, 4° ano A, Escola Municipal Prof. Alda dos Santos Rebonato.
Os alunos do quarto ano A, da Escola Alda dos Santos Rebonato, orientados pela professora Maria Rosa Lazarotto desde o inicio do ano, procuram desenvolver diálogos sobre assuntos relevantes para o crescimento integral de todos os alunos da turma. A conversa sobre o Transtorno do espectro autista (TEA) aconteceu de forma natural, pois os alunos convivem desde anos anteriores com um colega autista, fazendo com que o assunto sempre se faça presente, dada a importância de se promover a conscientização e compreensão sobre esta condição. Os alunos da turma sempre demonstraram empatia ao falar sobre o autismo, conseguindo reconhecer os desafios que as pessoas autistas enfrentam, destacando sempre suas habilidades e talentos. Buscamos ainda, realizar leituras que possam trazer informações sobre o assunto. Através das rodas de conversas, e diferentes leituras, todos aprenderam a importância de respeitar a identidade e valorizar a individualidade de cada pessoa. Os alunos sempre procuraram compartilhar histórias pessoais, inclusive a professora, que também é mãe de uma filha com autismo. No dia 2 de abril, dia que comemoramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, realizamos diversas atividades para refletir sobre o assunto. Acredito que ao promover uma conversa consciente e inclusiva, podemos contribuir para a construção de uma sociedade mais acolhedora e compreensiva para as pessoas com autismo.
Os alunos do quarto ano A, da Escola Alda dos Santos Rebonato, orientados pela professora Maria Rosa Lazarotto desde o inicio do ano, procuram desenvolver diálogos sobre assuntos relevantes para o crescimento integral de todos os alunos da turma. A conversa sobre o Transtorno do espectro autista (TEA) aconteceu de forma natural, pois os alunos convivem desde anos anteriores com um colega autista, fazendo com que o assunto sempre se faça presente, dada a importância de se promover a conscientização e compreensão sobre esta condição. Os alunos da turma sempre demonstraram empatia ao falar sobre o autismo, conseguindo reconhecer os desafios que as pessoas autistas enfrentam, destacando sempre suas habilidades e talentos. Buscamos ainda, realizar leituras que possam trazer informações sobre o assunto. Através das rodas de conversas, e diferentes leituras, todos aprenderam a importância de respeitar a identidade e valorizar a individualidade de cada pessoa. Os alunos sempre procuraram compartilhar histórias pessoais, inclusive a professora, que também é mãe de uma filha com autismo. No dia 2 de abril, dia que comemoramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, realizamos diversas atividades para refletir sobre o assunto. Acredito que ao promover uma conversa consciente e inclusiva, podemos contribuir para a construção de uma sociedade mais acolhedora e compreensiva para as pessoas com autismo.
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