O uso de tecnologia no aprendizado de sólidos geométricos

Professora Ana Camila de Andrade, 5º ano B. Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato.

Por meio de um jogo interativo, os alunos  puderam identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações. O jogo apresentava diversas imagens do cotidiano, onde os alunos deveriam relacioná-las com a respectiva figura geométrica. Uma competição saudável foi incentivada, na qual aquele que acertasse as figuras em menos tempo, iria alcançando uma melhor posição no ranking feito pelos alunos.

Através dessa competição, as crianças descreviam as características das figuras geométricas espaciais: prismas retos, pirâmides, cilindros, cones, etc. Aliando-se à tecnologia, o aprendizado - principalmente na área da Matemática - pode se tornar mais significativo, especialmente para essa geração, que já nasceu em um mundo completamente tecnológico. Assim, o trabalho em sala de aula precisa estar sempre se atualizando, utilizando novas ferramentas que possam ajudar no desenvolvimento dos alunos.

A tecnologia pode ser uma grande aliada, se utilizada da forma correta. Também é muito importante ter esse contato em sala de aula, para que aqueles que não são habituados ao uso dessas ferramentas, consigam utilizá-las a favor do conhecimento. Os alunos demonstram grande interesse por temáticas que utilizem aportes tecnológicos e conseguem se tornar protagonistas do seu processo de aprendizagem quando são convidados a “interagir” com o conteúdo dessa forma.












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