O que é teatro?
Professora Ana Camila de Andrade, 5º ano B. Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato.
Os alunos desenvolveram atividades voltadas ao reconhecimento e a apreciação de formas distintas de manifestações do teatro, em diferentes contextos. Muitos trouxeram exemplos já conhecidos por eles, como o teatro de rua e de fantoches.
Porém, o grande desafio foi a criação e o desenvolvimento de personagens, criados pelos próprios alunos. As próprias crianças desenvolveram características sobre a personalidade de seu personagem, utilizando a criatividade, percebendo o espaço cênico e as suas possibilidades de imitação e abstração.
A proposta foi desenvolvida para o ensino de Arte, na qual os alunos puderam entender o teatro como uma linguagem inserida no cotidiano. Além da criação do personagem, os alunos também trabalharam a personificação, através do movimento corporal, voz e possibilidades de atuação.
Houve grande envolvimento das crianças na realização dessa atividade, principalmente por conseguirem se expressar por meio dos “personagens”, fazendo parte de toda a organização e criação de cena. Dessa forma, foi possível conceituar o teatro utilizando uma atividade prática, além de identificar a importância do teatro de forma coletiva.
Os alunos desenvolveram atividades voltadas ao reconhecimento e a apreciação de formas distintas de manifestações do teatro, em diferentes contextos. Muitos trouxeram exemplos já conhecidos por eles, como o teatro de rua e de fantoches.
Porém, o grande desafio foi a criação e o desenvolvimento de personagens, criados pelos próprios alunos. As próprias crianças desenvolveram características sobre a personalidade de seu personagem, utilizando a criatividade, percebendo o espaço cênico e as suas possibilidades de imitação e abstração.
A proposta foi desenvolvida para o ensino de Arte, na qual os alunos puderam entender o teatro como uma linguagem inserida no cotidiano. Além da criação do personagem, os alunos também trabalharam a personificação, através do movimento corporal, voz e possibilidades de atuação.
Houve grande envolvimento das crianças na realização dessa atividade, principalmente por conseguirem se expressar por meio dos “personagens”, fazendo parte de toda a organização e criação de cena. Dessa forma, foi possível conceituar o teatro utilizando uma atividade prática, além de identificar a importância do teatro de forma coletiva.
Comentários
Postar um comentário