Que horas são?

Professora Thaís Sikorski, 4º Ano A. Escola Municipal Alda dos Santos Rebonato.

Os alunos da turma do 4º Ano A, da Escola Municipal Alda dos Santos Rebonato, orientados pela professora Thaís Sikorski, desenvolveram atividades relacionadas a Medidas de Tempo, com o objetivo de aprimorar a leitura e registro de medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em diversas situações relacionadas ao cotidiano das crianças como o início e término de atividades e horários da rotina escolar.

As crianças trouxeram como conhecimento prévio, a diferença de horários entre os países, demonstrando curiosidade sobre esse assunto, então a professora apresentou a videoaula do Programa Vamos Ler, Geração Digital, intitulado como “Confira como funciona e as características do fuso horário”, exemplificando às crianças que este é um sistema que possibilita a organização dos horários do globo.

Os educandos descobriram que os fusos horários foram definidos no dia 01 de outubro de 1884, na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington – DC, sendo decidido a divisão da Terra em 24 fusos horários de 15° cada, tendo o Meridiano de Greenwich o ponto de referência (GMT), então substituído em 1986 pelo Tempo Universal Coordenado (UTC).

Além dos estudos realizados em sala, as crianças construíram com seus familiares maquetes de relógios, utilizando materiais reutilizáveis. O aluno Alan Renan Jabur Gonçalves relatou que gostaria de montar a maquete sozinho, utilizou pratinho de papelão, caixa de leite e tinta guache, mas precisou de auxílio dos seus pais para construir a parte que envolvem os ponteiros, utilizando o ferrinho que fecha o pacote de pão para fazer os ponteiros girarem.

Em sala de aula, os alunos explicaram aos colegas como ocorreu a construção da sua maquete, os materiais utilizados e brincaram em duplas e em grupos com o material, colocando em prática o conhecimento adquirido.

Foi muito interessante perceber o interesse da turma pelo assunto, o conhecimento prévio das crianças sobre os fusos horários e principalmente a aprendizagem ocorrer de forma lúdica, na construção de objetos manipuláveis e nas brincadeiras entre eles.

Os relógios construídos foram expostos em painel para toda a escola, valorizando as produções, aumentando as relações entre as crianças e os espaços escolares, levando os alunos a perceberem-se integrados ao ambiente que frequentam com direito de participação e intervenção que nele serão realizadas.








































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