A importância dos museus na formação cultural dos alunos

Professora Maria Rosa da Silva Lazarotto, 5° ano A. Escola Municipal Prof.Alda dos Santos Rebonato


Os alunos do 5° A , da Escola Alda dos Santos Rebonato sempre se mostraram muito participativos e interessados em relação a temas ligados a história de nosso país e mais ainda de nossa cidade, após desenvolvermos várias reflexões sobre a história de Ponta Grossa, observei o interesse que os alunos tinham em ampliar seus conhecimentos. Quando a oportunidade de visitar o museu Campos Gerais surgiu, através do projeto Vem Ler -Geração digital, a empolgação foi contagiante. A visita a exposição 200 de Ponta Grossa, aconteceu no dia 31 de maio de 2023.

Podemos destacar que, os alunos ampliaram durante a visita seus conhecimentos sobre a história da nossa cidade. O Professor de história da UEPG Ilton Martins, foi o guia desta aventura, que teve início com uma belíssima lenda africana. Na sequência conheceram a exposição “Muirapiranga no Paraná”, onde todos vivenciamos uma experiência de reflexão sobre a natureza. A exposição composta por esculturas e gravuras entrelaçam as mitologias e a cultura corporal de comunidades indígenas do Xingu. As crianças também observaram alguns artefatos utilizados pelos indígenas que habitavam nossa região muito antes da criação de nossa cidade.

Ficou evidente nos olhares atentos que a cada novo acervo que conheciam a imaginação e a criatividade se aprofundavam.

Os aprendizados foram inúmeros, ficaram deslumbrados com as câmeras de Tv antigas e todos os materiais da imprensa local expostos.

Puderam também exercitar o respeito a diversidade religiosa durante a observação de

diferentes objetos religiosos.

Alguns alunos relataram que puderam confirmar algumas características do troupeirismo através de objetos expostos. Com tudo ali diante dos olhos ficou fácil compreender a evolução para a ferrovia e até mesmo a fundação do operário ferroviário, o grande time da nossa cidade, fundado por operários da rede ferroviária.

Foram inúmeros aprendizados. E para finalizar a visita, os alunos conseguiram de maneira lúdica vivenciar o passado e o presente juntos. Observaram fotografias antigas refletirem no chão, enquanto outros ainda sentaram-se em bancos centenários de um antigo cinema local e assistiram documentários sobre vários temas da exposição.

Gostaria de destacar que com toda certeza a visita ao museu pode ampliar a visão de mundo dos nossos alunos estimulando a curiosidade, além de ser uma forma de preservar a nossa história e a nossa cultura. A exposição 200 de Ponta Grossa.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O combate à dengue: conhecendo, prevenindo e combatendo a doença

Uma aventura no tempo: Celebrando os 200 anos de Ponta Grossa