Alunos do 4° ano B da Escola Municipal Alda dos Santos Rebonato, aprendem o conteúdo de medidas de capacidade de forma contextualizada

Autora: professora Nathaly Cris Diogo da Silva Kazmierczak, 4ºB

Em um primeiro momento a professora iniciou a aula com uma conversa dirigida, indagando os alunos, de quais produtos poderíamos comprar no mercado em quilograma ou grama. A grande maioria dos alunos elencaram produtos alimentícios.

Desta forma, a professora optou em fazer uma aula no qual o conteúdo torna-se significativo, então a mesma optou pelo viés da culinária, desta forma os alunos aprenderiam sobre medidas de massa de uma forma mais contextualizada e lúdica.

A receita preparada foi “Danoninho Caseiro”, uma receita fácil e simples de fazer.

A prática e o preparo da receita foi no refeitório da escola, onde a professora separou os grupos e apresentou os ingredientes, sempre enfatizando as medidas de massa, aproveitou para abordar questões como data de validade, símbolo da reciclagem, valor nutricional e etc. Depois foram distribuídas as tocas descartáveis e solicitado aos alunos que lavassem as mãos enfatizando a importância da higiene antes de preparar qualquer receita. Durante a prática no refeitório, todo o manuseio dos ingredientes e materiais para o preparo do Danoninho Caseiro foi pelos alunos sob orientação e mediação da professora regente.

Através dessa receita pudemos trabalhar também a noção de dobro e triplo, pois nós triplicamos a receita para que desse para todos comerem mais de uma vez.

Os alunos apresentaram interesse ao realizar a atividade prática e se demonstraram bem participativos.

No que se refere a sistematização do conteúdo tornou-se muito mais fácil a fixação do mesmo, pois o conhecimento foi construído de uma forma contextualizada e significativa.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O combate à dengue: conhecendo, prevenindo e combatendo a doença

Uma aventura no tempo: Celebrando os 200 anos de Ponta Grossa