Alunos do 4 º ano B da Escola Alda dos Santos Rebonato trabalham o Gênero Textual Cordel e realizam xilogravuras no isopor (Iso-gravura)

Autora: professora Nathaly Cris Diogo da Silva Kazmierczak, 4ºB

Nesses meses de festa Juninas e Julinas a professora do 4 º Ano B trouxe como proposta de trabalho para as aulas de português a Literatura de Cordel associando assim com texto relacionados a Festa Juninas.

Por não ser um tipo de gênero textual tão comum em nossa região nem em nossos costumes, porém sendo muito presente em nosso Folclore Brasileiro. A professora começou a aula apresentando alguns vídeos que tratam as características desse gênero (como é composto, a diferença entre uma poesia comum e o Cordel, em qual região do país predomina e o porquê, em que local surgiu, sua ligação com as xilogravuras etc).

Os alunos em forma de texto coletivo produziram um Cordel com o tema de Festa Junina, fizeram também uma releitura de uma imagem de Xilogravura Junina e produziram suas próprias Xilogravuras. Com este trabalho os alunos puderam conhecer melhor esse tipo de Literatura, suas origens de base nordestina e as características desse povo. Essas aulas colaboraram para enriquecer o repertório literário dos alunos.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O combate à dengue: conhecendo, prevenindo e combatendo a doença

Uma aventura no tempo: Celebrando os 200 anos de Ponta Grossa