Alunos do 4º ano B da Escola Alda dos Santos Rebonato aprendem sobre figuras planas e poliedros de forma lúdica e concreta

Autora: professora Nathaly Cris Diogo da Silva Kazmierczak, 4ºB

Este trabalho teve como objetivo contextualizar os poliedros e as figuras planas no nosso dia a dia. Quando se é abordado este tema na sala de aula de uma forma abstrata os alunos não conseguem associar com o cotidiano. Sendo assim a professora realizou de forma lúdica–pedagógica atividades que despertassem o interesse e a aprendizagem dos alunos.
Os alunos realizaram uma série de atividades que ajudaram na construção da sua aprendizagem. Sendo elas: montagem de poliedros planificados (que puderam levar para casa), trouxeram embalagens de produtos que lembram o mesmo.

Os alunos montaram alguns poliedros que estavam planificados e puderam levar para casa, trouxeram embalagens de produtos quem lembram o mesmo, puderam manusear poliedros de acrílico que fazem parte do material e acervo da escola. Listaram figuras e imagens que lembram os poliedros no nosso cotidiano.

Em relação as figuras planas foi trabalhado o Tangram, Blocos Lógicos e Montagem de figuras com os Blocos Lógicos. De modo geral, as atividades desenvolvidas contribuíram para uma aprendizagem mais significativa, pois se utilizou de contextualizações e atividades mais concretas através do uso desses materiais mencionados. O engajamento dos alunos demonstrou claramente seu interesse pelo conteúdo, já que aliou o lúdico com o útil.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O combate à dengue: conhecendo, prevenindo e combatendo a doença

Uma aventura no tempo: Celebrando os 200 anos de Ponta Grossa